fbpx
 

Tudo sobre o ouro!


Tudo sobre o ouro!

A Cultura portuguesa tem como tradição nos núcleos familiares de herança de peças de ouro geração após geração. Muitas dessas peças de ouro têm um valor sentimental muito elevado, mas também um valor monetário igualmente elevado porque muitas são feitas de ouro português.
O ouro português, apesar de não se tratar de ouro puro, é considerado um dos melhores a nível mundial, sendo a maioria de 19.2 quilates – 800 permilagem, ou seja, uma liga é constituída por 80% de ouro com mistura de 20% de outros materiais, normalmente prata e cobre.

Já deve ter reparado nas suas peças de ouro que existem umas marcas gravadas. Essas marcas são símbolos que garantem a qualidade da sua peça. Todas as peças de ouro têm cravado um símbolo de indicação de pureza – marca de contrastaria, e também um símbolo que representa a entidade responsável pela introdução no mercado do artigo com metal precioso – marca de responsabilidade.

A partir de 1 de janeiro de 2021 entraram em vigor as novas marcas de Contrastaria.

evolução contrastaria - Ouro

Contudo existem outras maneiras de verificar se a sua peça é ou não verdadeira, na medida em que estas marcas ficam gastas com o tempo e com o uso da peça.

Um dos mais conhecidos é o teste do íman porque o ouro não tendo materiais ferrosos não é atraído pelo íman, por isso caso a peça se aproxime do íman então está mais que provado que a peça não é de ouro.

Por último, outro dos testes mais conhecidos e utilizados é o teste com ácido nítrico. Este é um teste que deverá ser realizado por profissionais de forma a ser realizado em segurança.
O ouro não reage ao ácido, por isso caso se obtenha alguma reação quer dizer que a peça não é de um determinado toque. Caso se utilize todos os ácidos disponíveis, sendo eles de 19,2K, 18K, 14K e 9K, e continue havendo reação significa que a peça não é ouro.

Deixámos aqui algumas dicas de como ver se as suas peças são realmente de ouro ou não.
Se está a pensar em vender alguma das suas peças de ouro não hesite em visitar-nos! Faremos uma avaliação profissional do seu ouro, onde nos certificaremos do seu grau de pureza.

Confie na METALPRO!

Visite uma das nossas Lojas sem compromisso!

Copyright © 2022 - 2024 Metalpro, todos os direitos reservados.